Exercício Força de Prontidão Operacional: Preparo Militar e Interação com a Comunidade

Durante o mês de junho, o Exército brasileiro realizou exercícios de preparação e certificação na região norte do país, envolvendo a comunidade local na defesa do território nacional

No mês de junho, o Comando Militar do Norte (CMN) e o Centro de Adestramento Leste (CA-Leste) realizaram o Exercício Força de Prontidão Operacional (FORPRON). O objetivo é certificar a 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl) como uma organização militar preparada para defender e proteger o território nacional.

Os militares participaram de exercícios teóricos e práticos em três fases de adestramento: construtiva, virtual e viva. A fase viva, realizada no terreno, verificou a eficácia do planejamento e simulação prévios. Segundo o comandante de área, General de Brigada Veiga, esse exercício confirmará a 23ª Brigada de Infantaria de Selva como Força de Prontidão do Exército Brasileiro, apta para cumprir a missão de defesa da Pátria em qualquer parte do território brasileiro.

Interação Comunitária Durante o FORPRON

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Alguns exercícios ocorreram perto da população local, como no bairro Cidade Nova, em Itupiranga, e no terreno da Siderúrgica Sinobras, além de áreas de mata fechada na região. Essa proximidade proporcionou uma oportunidade única para a comunidade local, sobretudo as crianças, testemunharem o treinamento militar de perto.

Para Alcione de Oliveira, coordenadora de habitação do bairro Cidade Nova, presenciar o treinamento do Exército é benéfico para todos. “Está sendo muito legal para as crianças, elas estão eufóricas. E ainda é benéfico para as famílias porque nos passa um pouco mais de segurança”, afirmou.

Recursos Empregados e Participação da 26ª Brigada de Infantaria Paraquedista

O exercício contou com mais de 1.600 militares, cerca de 120 viaturas terrestres, 29 embarcações e quatro helicópteros, sendo dois Jaguar e dois Pantera. De forma simulada, os militares agiram de maneira ofensiva e defensiva contra forças irregulares, colocando em prática todas as capacidades militares do Comando Militar do Norte. Importante destacar que todos os adestramentos do Exército Brasileiro são realizados seguindo estritas normas de segurança, com a utilização de munição não letal.

Além disso, a 26ª Brigada de Infantaria Paraquedista, sediada na cidade do Rio de Janeiro, participou da Operação Bumerangue de Selva Oriental, em Marabá (PA), empregando a Força Tarefa Santos Dumont e uma aeronave C95 Bandeirantes da FAB. Cerca de 200 paraquedistas realizaram um salto sobre o céu de Marabá.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News