O céu sobre Campo Grande (MS) está mais agitado do que o normal. A Força Aérea Brasileira (FAB) deu início ao Exercício Conjunto (EXCON) Tápio 2023, na Base Aérea de Campo Grande (BACG). Este evento, em sua sexta edição, é o maior treinamento de guerra irregular da América Latina, envolvendo uma combinação de destreza operacional e coordenação entre diversas unidades militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Objetivo: Prontidão para Conflitos Irregulares

i2381419413402944

O EXCON Tápio 2023 tem como meta treinar os militares para situações comuns a conflitos irregulares. Para isso, conta com a participação de representantes da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB), da FAB e da Guarda Aérea Nacional de Nova Iorque (New York Air National Guard). Segundo o Comandante da BACG, Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri, o exercício é um marco na agenda de treinamento da Força Aérea, buscando o amadurecimento e desenvolvimento de táticas conjuntas em um ambiente dinâmico.

Tecnologia e Estratégia: A Força do Exercício

i2381419412701153

Este ano, o EXCON Tápio reúne cerca de 700 militares, 13 Esquadrões, 26 Unidades Operacionais e mais de 25 aeronaves, incluindo caças A-29 Super Tucano e A1-M, helicópteros H-60 Black Hawk e H-36 Caracal, e o avião-radar E-99. Essas forças atuarão em missões de Reconhecimento Aeroespacial, Infiltração Aérea, Busca e Salvamento em Combate, entre outras. O Major Aviador Raphael Lopes Rosa, um dos coordenadores do EXCON, destaca que o treinamento não só aprimora as habilidades dos participantes, mas também fortalece a capacidade de resposta em contextos desafiadores.

Mobilização e Primeiras Atividades: A Engrenagem em Movimento

A mobilização da equipe é um fator de destaque. A bordo do KC-30, a mais nova aeronave de transporte da FAB, todos os militares envolvidos puderam se deslocar até Campo Grande rapidamente. Segundo o piloto do Esquadrão, Major Rafael de Oliveira Bertholdo, o uso da aeronave foi essencial devido à sua grande capacidade de transporte logístico. O início do treinamento também contou com instruções teóricas, ministradas pelo Coronel do Exército Brasileiro Alessandro Vissacro, para preparar os militares para o papel que desempenharão no exercício.

Um Futuro Seguro e Preparado

i2381419413809198

O EXCON Tápio 2023 é mais do que um treinamento: é uma demonstração do compromisso das Forças Armadas Brasileiras com a segurança e a soberania nacional. Em um mundo repleto de desafios, garantir que nossos militares estejam preparados para enfrentar qualquer situação é uma missão de extrema importância.

Fotos: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).