A Eve Air Mobility (“Eve”) e a Embraer, duas grandes nomes da aviação, anunciaram a instalação da primeira fábrica para a produção de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) em Taubaté, interior de São Paulo. O projeto inovador estará situado em uma área a ser ampliada dentro da unidade existente da Embraer na cidade, sujeito à aprovação final das autoridades. Esse anúncio marca um marco importante na mobilidade aérea urbana, preparando o caminho para um futuro mais sustentável e eficiente na aviação.

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Localização Estratégica: Benefícios Logísticos e de Produção

A escolha de Taubaté se deve a uma série de fatores benéficos. O local se beneficia de uma logística estratégica, com fácil acesso por rodovias e proximidade de uma linha ferroviária. A localização próxima à sede da Embraer em São José dos Campos e da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve facilitará o desenvolvimento e a sustentabilidade de novos processos de produção, impulsionando a agilidade e a competitividade da empresa no emergente mercado de eVTOL.

Inovação na Fabricação de eVTOL: Visão de Futuro

A visão para a nova fábrica vai além da produção de aeronaves. André Stein, co-CEO da Eve, expressou o desejo de repensar como a aeronave poderia ser construída, utilizando as mais recentes tecnologias e processos de fabricação, combinados com aspectos de cadeia de suprimentos e logística. Esta abordagem inovadora visa proporcionar produtos e serviços seguros ao mercado, com foco em eficiência de produção, segurança, qualidade, produtividade e sustentabilidade.

Progresso e Expansão: O Caminho para o Futuro da Mobilidade Aérea

O trabalho conjunto entre a Eve e a Embraer é apoiado por uma parceria com a Porsche Consulting, que foi estabelecida em maio de 2022, para definir a estratégia macro global de produção, cadeia de suprimentos e logística do eVTOL. Com um foco no futuro, a Eve continua a avançar no desenvolvimento de seu eVTOL, além de criar um amplo portfólio de soluções agnósticas, incluindo um software único de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (Urban ATM) para otimizar e expandir as operações de Mobilidade Aérea Urbana em todo o mundo.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).