Escalada no Morro do Pão de Açúcar
O Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, Batalhão “Tonelero”, realizou Adestramento de Montanhismo Militar no dia 15 de julho, no Morro do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro (RJ). O objetivo foi manter a qualificação e o nível técnico dos Elementos de Operações Especiais no ambiente operacional de montanha.
Durante o adestramento, foi realizada a ascensão de três cordadas, por uma via de escalada – via coringa – na parede rochosa da Pedra do Pão de Açúcar. Ao final da via, foi fixada uma corda estática para possibilitar uma possível transposição de tropa armada e equipada por esse obstáculo. A descida da via foi realizada pela técnica de rapel.
operadores especiais em escalada militar
Operadores Especiais em Escalada Militar
A atividade contou com o apoio administrativo e autorização do órgão estadual do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca.
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).