O Capitão dos Portos do RN visita o Estaleiro One Ship

Em 28 de julho, uma importante visita marcou o dia da cidade de Areia Branca, no Rio Grande do Norte. Uma comitiva da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte fez uma visita de cortesia ao Estaleiro One Ship, uma instalação recém-inaugurada que representa uma nova perspectiva econômica para a região.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O estaleiro, que foi inaugurado em dezembro de 2022, conta com a capacidade para atender embarcações com até 100 metros de comprimento, oferecendo uma gama de serviços, como reparo, manutenção naval e construção naval. Além disso, o estaleiro possibilitou a contratação direta de cerca de 30 funcionários, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região e gerando empregos.

Contribuição para o Desenvolvimento Local

imagem 2023 08 05 062555307
Apresentação do Estaleiro One Ship

Sendo o único estaleiro no Rio Grande do Norte, o Estaleiro One Ship ocupa uma posição de destaque no cenário econômico regional. Sua presença e capacidade operacional tornam-se um fator de atração para empresas de navegação e pesca, que necessitam de serviços de reparo e manutenção constantes em suas embarcações.

Ao mesmo tempo, a geração de empregos diretos e indiretos impulsiona a economia local, garantindo renda para as famílias e movimentando o comércio da região. Sem dúvida, trata-se de um empreendimento que contribui de maneira significativa para a economia local.

Primeira Obra de Destaque

imagem 2023 08 05 062535289
Dependências do Estaleiro One Ship

A primeira obra de destaque do estaleiro é o projeto de construção de uma Plataforma Auto Elevável para serviços de pesquisa sísmica no mar, denominada Geodeep-60. Este projeto, que realizará serviços na costa de Aracajú, SE, coloca o estaleiro no mapa da indústria naval brasileira, reforçando seu potencial e sua capacidade técnica.

A Plataforma Geodeep-60 é uma evidência da competência do estaleiro e da sua capacidade de contribuir para a indústria naval e de pesquisas marítimas no Brasil. Projetos como este têm o potencial de colocar o Rio Grande do Norte no radar das grandes empresas do setor, abrindo ainda mais oportunidades de negócios e desenvolvimento.

Visão para o Futuro

A visita da Capitania dos Portos ao Estaleiro One Ship, e o reconhecimento da importância desta instalação para a economia local, é uma indicação da visão de longo prazo para o desenvolvimento da indústria naval na região. Com instalações adequadas e competência técnica comprovada, o estaleiro tem todos os requisitos para se tornar um pilar importante na economia do Rio Grande do Norte e uma referência na indústria naval brasileira.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).