Criada por meio do Decreto Presidencial nº 10.806, de 1º de outubro de 2021, a Escola Superior de Defesa (ESD) completou, na última quarta-feira (05), seu primeiro ano de existência. A comemoração, que contou com a presença do Ministro da Defesa (MD), Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ocorreu na tarde desta terça-feira (4) em uma solenidade marcada pela emoção e com a presença de bandas militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. O Comandante da ESD, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, assinalou que a data marca o primeiro ciclo de “uma jornada repleta de planejamento, conquistas e desafios”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Foto ESD 1.jpeg

O evento incluiu, ainda, uma formatura militar realizada por alunos dos diversos cursos em andamento e efetivos profissionais da ESD, além de crianças do Programa Forças no Esporte (PROFESP), que realizaram uma apresentação. Também foi realizada a entrega da premiação aos vencedores de concurso de fotografia em comemoração ao primeiro ano da Escola. As fotos do concurso foram expostas para a apreciação dos convidados.

Foto ESD 2.jpeg

Também estiveram presentes o Comandante do Exército; o Comandante da Força Aérea Brasileira; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA); e o Chefe de Educação e Cultura do EMCFA, entre outras autoridades civis e militares.

Foto ESD 3.jpeg

Sobre a ESD –
A Escola Superior de Defesa tem como objetivo disseminar e ampliar assuntos de interesse da Defesa Nacional, prioritariamente, para servidores civis do poder Executivo, Legislativo e Judiciário, além de profissionais de instituições públicas e privadas. Conforme previsto na Estratégia Nacional de Defesa (END), elaborada em 2008, a ESD busca um maior engajamento da sociedade brasileira nos assuntos de defesa. A Escola possui, atualmente, nove cursos direcionados aos temas de defesa nacional.

Por Tenente Nádia Fontes
Fotos: SGT Da Rocha e CB L. Carvalho

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).