DCIM103MEDIADJI_0584.JPG

Santa Maria (RS) – Entre os dias 31 de outubro e 16 de novembro, o 2º Esquadrão do 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC), subunidade operacional que compõe a Força de Prontidão (FORPRON) da Unidade, realizou a manutenção de 1º escalão em seus carros de combate, como foco na troca dos patins desgastados.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Viatura Blindada de Combate (VBC) Leopard 1A5 BR possui nos seus trens de rolamento lagartas do tipo viva, com almofadas de placa de aço envolta em borracha. Essas almofadas devem ser substituídas quando apresentam desgaste, cabendo à guarnição do carro de combate (4 militares) verificar o seu estado.

Cada lagarta é constituída por 84 patins, porém em determinadas condições pode ser constituída por 83. Cada patim possui 2 almofadas, totalizando 168 almofadas. O desgaste máximo permitido para elas deve ser tal que não permita que a parte metálica do patim toque o solo, caso contrário, isso indica que a almofada está desgastada, devendo ser substituída.

Essa atividade visa a manutenção da operacionalidade da Força-Tarefa 1º Regimento de Carros de Combate (FT 1º RCC), como unidade que compõe a 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld), única Grande Unidade do Rio Grande do Sul integrante do Sistema de Prontidão do Exército Brasileiro.

Fonte: 1º Regimento de Carros de Combate

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).