A Escola Nacional de Defesa Cibernética (ENaDCiber), entre os dias 03 e 07 de julho, conduziu pela primeira vez de forma presencial, o Estágio de Defesa Cibernética para Oficiais do Quadro do Estado-Maior (QEMA). O objetivo é qualificar oficiais do Exército Brasileiro para ocuparem cargos em níveis decisórios e de assessoria que demandem conhecimento e prática em defesa cibernética, em vista do planejamento e execução de ações cibernéticas de apoio às operações militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

article 12

Simultaneamente, o mesmo estágio está sendo realizado de forma remota (EaD) para oficiais do Quadro de Estado-Maior servindo nas diversas guarnições militares do país. Ao todo, quatro oficiais-generais e 16 coronéis na guarnição de Brasília foram capacitados, e estão sendo capacitados mais 20 oficiais superiores no formato EaD, com término previsto para 2 de setembro de 2023.

Aula Inaugural e Palestras

article 9

O estágio iniciou-se com a Aula Inaugural, ministrada pelo Comandante de Defesa Cibernética, General de Divisão Alan Denilson Lima Costa. Em seguida, o Chefe do Centro de Defesa Cibernética, General de Brigada Luís Carlos Soares de Souza, palestrou sobre “O Emprego do CDCiber em apoio às Operações”, e o Comandante da ENaDCiber, Coronel Sandro Silva Cordeiro, discutiu “A Capacitação de Recursos Humanos do Setor Cibernético”.

Conteúdo do Estágio

article 10

Durante toda a semana, os estagiários tiveram contato com temas como: Fundamentos, Organização e Emprego da Cibernética em apoio às Operações, Aspectos Jurídicos, Doutrina Conjunta e Ações Cibernéticas. A programação culminou com uma demonstração das capacidades do Centro de Operações Cibernéticas do CDCiber e do Destacamento Conjunto de Guerra Cibernética.

Cerimônia de Encerramento

article 11

Na Cerimônia de Encerramento, que contou com a presença do Vice-Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), General de Divisão Carlos Alberto Dahmer, os 20 oficiais receberam seus diplomas e distintivos. Foi inaugurada uma placa para eternizar os nomes dos integrantes da turma pioneira na galeria dos Cursos e Estágios conduzidos pela ENaDCiber.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).