Ao longo dos dias 13 a 17 de setembro, o Arsenal de Guerra do Rio (AGR), por intermédio de sua Divisão Industrial (DI) realizou o Estágio de Operação e Manutenção de 1º e 2º escalões da Torre UT-30, que equipa uma versão da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média de Rodas (VBTP-MR) Guarani, com o objetivo de difundir conhecimentos acerca da manutenção deste armamento, na condição de organização militar indutora e catalizadora de conhecimento do SARC UT-30BR. Foram capacitados militares do Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar, 15º Batalhão Logístico, Centro de Instrução de Blindados, além de militares do próprio AGR.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante o estágio, o qual foi ministrado em um formato didático pautado na mescla entre discussão teórica e a ênfase na parte prática, os estagiários tiveram instruções acerca dos procedimentos de operação e manutenção de 1° escalão; identificar os diagramas de blocos e componentes; diagnosticar possíveis panes de 2° escalão de manutenção e realizar a manutenção de 1° escalão do canhão ATK BushMaster MK44 30mm. No decorrer do treinamento, foi realizada uma visita à empresa ARES, onde apresentaram a torre UT-30BR desmontada e em processo de manutenção, bem como o uso do simulador da torre.

Por ocasião do encerramento do estágio, o Diretor do Arsenal de Guerra do Rio, entregou os certificados de conclusão aos militares participantes e, em sua fala, parabenizou a todos os estagiários pela dedicação e empenho demonstrados ao longo das instruções. Ressaltou que, a partir de agora, eles serão os elementos multiplicadores dos conhecimentos auferidos, em suas respectivas guarnições, o que propiciará a elevação do índice de disponibilidade e aumento da vida útil do armamento em questão.

Fonte: Arsenal de Guerra do Rio
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).