Seminário foi realizado no Auditório Tamandaré

A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), a Escola de Guerra Naval (EGN) e o Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB) promoveram o Seminário “O Poder Naval brasileiro: da Independência ao Futuro”, no Auditório Tamandaré, nos dias 5 e 6 de setembro. Transmitido ao vivo pelo canal da Marinha no YouTube, o evento integra seu calendário oficial em comemoração ao bicentenário.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

debate moderado pelo almirante de esquadra
Debate moderado pelo Almirante de Esquadra (FN)
Prof. Dr., Alvaro Augusto Dias Monteiro

Com o objetivo de mostrar a importância do Poder Naval brasileiro e sua contribuição para a soberania do Brasil nestes 200 anos, além de apresentar a visão de futuro da Marinha, o evento teve como palestrantes: o Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar; o Diretor de Gestão de Programas da Marinha, Vice-Almirante Amaury Calheiros Boite Junior; o Subchefe de Estratégia do Estado-Maior da Armada, Contra-Almirante José Claudio Oliveira Macedo; o Assessor-Chefe do Programa de Submarinos da Marinha, Contra-Almirante Luiz Roberto Cavalcanti Valicente; o professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da EGN, Capitão de Mar e Guerra, Prof. Dr., Francisco Eduardo Alves de Almeida; e o professor de história da Escola Naval, Prof. Dr. Leonardo da Costa Ferreira.

evento teve participacao presencial e transmissao ao vivo para o youtube
Evento teve participação presencial e transmissão ao vivo para o Youtube

O encerramento foi realizado pelo Diretor da DPHDM, Vice-Almirante José Carlos Mathias, que destacou “a importância do seminário para difundir tanto o papel decisivo de nossa Força Naval para a consolidação do processo de Independência quanto seus projetos atuais e futuros, que garantem à sociedade brasileira uma Marinha pronta e aprestada diariamente para os próximos 200 anos”.

medalha homenageia a imperatriz leopoldina
Medalha homenageia a Imperatriz Leopoldina

Em seguida, ocorreu o lançamento pela Casa da Moeda da terceira Medalha da Série do Bicentenário da Independência, homenageando Dona Maria Leopoldina, a primeira imperatriz do Brasil. A cerimônia foi marcada pela quebra do par de cunhos originais da medalha pelo Almirante de Esquadra Borges e pelo representante da Casa da Moeda, Samuel André Nogueira.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).