A Escola de Guerra Naval (EGN) e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), com apoio do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB), promoveram, no dia 11 de abril, o Colóquio Internacional “Economia e Indústria de Defesa: Perspectivas para o Desenvolvimento”. O encontro buscou fomentar a reflexão sobre a relevância da Economia de Defesa e da Indústria de Defesa no desenvolvimento dos países e, nesse contexto, o impacto da quarta edição do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional. Financiado pelo Ministério da Defesa, o programa é desenvolvido em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Participaram do colóquio os Professores Doutores Antonio Fonfría (Universidad Complutense de Madrid); Thauan Santos (EGN); Patrícia Matos (Universidade da Força Aérea – UNIFA); Hélio Farias (ECEME); Ariela Leske (Escola Superior de Guerra – ESG); e Marcos Barbieri (Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP). Respectivamente, eles abordaram a relação governo e indústria de defesa no âmbito europeu; as limitações teóricas e conceituais acerca da Economia de Defesa; orçamento de defesa na América do Sul; os requisitos estratégicos da Base Industrial de Defesa; o perfil da indústria de defesa brasileira; e o Programa Pró-Defesa, especificamente, o projeto sobre “Economia de Defesa”, que conta com a participação da UNICAMP, EGN, ESG, UNIFA e da Universidade Federal Fluminense.
O colóquio teve como público-alvo alunos de graduação e pós-graduação, outros membros da comunidade acadêmica, militares e civis interessados no tema.
Fonte: MB
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).