No dia 15 de maio, a Escola de Guerra Naval (EGN) realizou uma cerimônia para comemorar a Data Magna da República do Paraguai. O evento, presidido pelo Diretor da EGN, Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, contou com a presença do Vice-Diretor, Capitão de Mar e Guerra Fernando Luís de Carvalho Viana, além de Oficiais-Alunos representantes do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS) e de parte da tripulação da Escola.

Homenagens à República do Paraguai

Durante a cerimônia, o Hino da República do Paraguai foi tocado, seguido de uma alocução do Capitão de Corveta (FN) Pedro Paulo da Silva Junior, oficial de ligação, que ressaltou a importância da data e abordou aspectos históricos das parcerias existentes entre Brasil e Paraguai. Logo após, o Capitão de Corveta Derlis Emigdio Giménez Ferreira, Oficial-Aluno paraguaio que está cursando o C-EMOS, expressou sua gratidão pela homenagem.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Parcerias e Intercâmbios entre as Marinhas do Brasil e Paraguai

Snapinsta.app 347069307 661023069194385 6387265582789192076 n 1080

O Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, Diretor da EGN, enfatizou a forte ligação existente entre o Brasil e o Paraguai, destacando os intercâmbios e parcerias entre as Marinhas dos dois países. Ele salientou que o Paraguai é um importante integrante da Área Marítima do Atlântico Sul.

Relevância da Presença de Oficiais Estrangeiros na EGN

A comemoração da Data Magna da República do Paraguai faz parte de uma tradição da EGN que evidencia a relevância da presença de Oficiais estrangeiros em seus cursos. Essa prática é um reflexo do compromisso do Brasil com a integração regional e fortalecimento das relações com Marinhas Amigas.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).