A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) realizou, nesta sexta-feira (27), em Guaratinguetá (SP), a solenidade militar alusiva à formatura da 251ª Turma do Curso de Formação de Sargentos (CFS) – Turma Amazonas, e da 31ª Turma do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) – Turma Chivunk. O Presidente da República, Jair Bolsonaro, presidiu a cerimônia acompanhado do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; e do Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues.
O evento contou, ainda, com a presença do Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Augusto Heleno Ribeiro Pereira; dos Deputados Federais Cezinha de Madureira, Eduardo Bolsonaro e Hélio Lopes; integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica; Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares; dentre outras autoridades civis e militares.
Durante a cerimônia, o Presidente Jair Bolsonaro destacou a importância da cerimônia de formação. “A honra e prazer de estar aqui não têm preço. A satisfação de olhar no semblante de vocês e ver o lacrimejar dos olhos dos pais, do parente e do amigo, também não tem preço. Este dia marcará a vida de cada um de vocês”, discursou.
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez, ressaltou a importância deste início de carreira. “Vencer desafios e realizar nossos sonhos são, sem dúvida, fontes de estímulo que nos impulsionam a voar cada vez mais alto na busca da realização pessoal e profissional. Neste dia tão especial, se pudéssemos traduzir em palavras os pensamentos e sentimentos que povoam os corações dos nobres formandos destas duas turmas, diríamos a seguinte frase: valeu a pena percorrer este caminho”, disse.
Os 406 formandos foram declarados Terceiros-Sargentos e atuarão nas Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER) em todo o território nacional. Dentre os formandos, há quatro estrangeiros, sendo dois do Peru, um de Cabo Verde e um da Bolívia.
O Sargento Filipe dos Santos Ferreira, primeiro colocado da Turma Amazonas, ressaltou o orgulho da conclusão do curso. “Eu tive a oportunidade de me graduar como primeiro colocado do Curso de Formação de Sargentos e isto é motivo de muito mais orgulho, algo que posso dar para a minha família, para os meus amigos e para o Comando da Aeronáutica. Eu agradeço muito tudo que aconteceu até hoje, estou muito feliz”, disse.
Para Izabelly Monassa Silva de Paula, primeira colocada da Turma Chivunk, o momento também é marcante. “Hoje está sendo um dia indescritível. É uma honra representar todo o Estagio de Adaptação à Graduação de Sargentos da Força Aérea Brasileira”, disse.
Durante a solenidade, ocorreu a entrega dos Prêmios Força Aérea Brasileira e Honra ao Mérito do Ministério da Defesa. Também houve a imposição da Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo, concedidos aos primeiros colocado na classificação geral dos Cursos. Em seguida, todos os novos Sargentos da FAB colocaram a divisa de Terceiro-Sargento, prestaram o juramento à Bandeira e cantaram a Canção de Despedida.
TURMAS
A escolha do nome da Turma faz alusão ao estado brasileiro e, também, em homenagem à aeronave C-105 Amazonas, conhecida por sua versatilidade, cumprindo as mais variadas missões, tais como: Transporte Aéreo Logístico, Busca e Salvamento, entre outras.
Já a Turma Chivunk escolheu um nome que faz referência a uma força “extra-física” que o combatente faz surgir de si, mesmo nos momentos de exaustão, no qual julga que as forças físicas se esgotaram para o cumprimento de determinada missão.
No total, as turmas são compostas por 201 mulheres e 205 homens especialistas nas áreas de Administração (SAD), Informática (SIN), Enfermagem (SEF), Radiologia (SRD), Laboratório (SLB), Pavimentação (SPV), Obras (SOB), Topografia (STP), Eletricidade (SEL), Eletrônica (BET), Guarda e Segurança (SGS), Material Bélico (BMB), Controle de Tráfego Aéreo (BCT), Mecânica de Aeronaves (BMA) e Equipamento de Voo (BEV).
EEAR
Conhecida como o “Berço dos Especialistas”, a EEAR é o maior complexo de ensino técnico militar da América do Sul e tem por finalidade a formação e o aperfeiçoamento de graduados da Aeronáutica, oferecendo 27 diferentes áreas profissionais para o cumprimento da missão da FAB. O ingresso na Escola é feito por meio de um exame de admissão, com provas realizadas todo ano.
Durante a cerimônia, foram adotados os cuidados sanitários de prevenção à COVID-19.
Fotos: Soldado Charleaux / EEAR
Vídeo: Sargento Santigago / CECOMSAER
Assine nossa Newsletter
Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!
Parabéns Força Aérea Brasileira - 80 Anos em prol da Nação
Ação interministerial inicia a vacinação dos Indígenas da Aldeia Umariuaçu, em Tabatinga, AM
Ministério da Saúde inicia distribuição da vacina contra Covid-19
PRF auxilia na escolta das Vacinas
Homenagem da PRF ao falecimento do irmão de farda Louback
Marinha transporta idosa debilitada em helicóptero para atendimento médico em Corumbá
Dom Orani João Tempesta leva a imagem de São Sebastião aos Fuzileiros Navais
PF investiu R$ 58 milhões em equipamentos para enfrentar os crimes violentos e às facções criminosas