Google News

Por Mariana Alvarenga

Após dois anos, 182 homens e 99 mulheres concluíram o Curso de Formação de Sargentos, oferecido pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá, São Paulo. A formatura da Turma Parabellum, nesta segunda-feira (21), foi presidida pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro. O Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, também prestigiaram a solenidade.

Palanque.jpg

Para a data marcante, os alunos trajavam o tradicional uniforme de gala, de cores azul e branco. O Presidente Bolsonaro parabenizou-os dizendo: “por vezes não nos damos conta de onde podemos chegar. Nada é fácil, mas a recompensa é algo que nos alegra e muito”. Em suas palavras, o Ministro Braga Netto enalteceu os estudantes. “Os sacrifícios e as experiências foram coroados e recompensados. Orgulhem-se dessa vitória, mas saibam que os desafios da profissão militar estão só começando”, enfatizou.

O Comandante da Aeronáutica lembrou que o momento representa a transformação de sonhos em realidade. “Empreguem seus conhecimentos técnicos e aptidões de trabalho para atuar nos 22 milhões de quilômetros quadrados sob nossa responsabilidade constitucional, agigantando nossa obra para ver um Brasil forte, soberano, justo e pleno de oportunidades”, ordenou.

Ministro Cerimônia Sargentos.jpg

Durante a solenidade, o Ministro Braga Netto concedeu o Prêmio de Honra ao Mérito do Ministério da Defesa ao primeiro colocado da Turma, o Terceiro-Sargento Felipe Celestino Paiva. Em seguida, o Presidente Bolsonaro, acompanhado do Comandante da Aeronáutica e do Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, entregou ao formando as insígnias de Terceiro-Sargento, símbolo de sua nova graduação na Força Aérea.

O Sargento Paiva formou-se na especialidade Bombeiro de Aeronáutica. Ele vai servir na Ala 4 (Base Aérea de Santa Maria), no Rio Grande do Sul. Ele sublinhou que na organização militar para qual foi designado, “há uma das seções de contraincêndio mais operacionais da Força Aérea Brasileira. Vai ser uma oportunidade de fazer cursos e obter mais experiência na área”.

Sargento Paiva.jpg

A Terceiro-Sargento Gabrielle Chaves Böch foi a primeira colocada do corpo feminino e ficou em terceiro lugar na colocação geral. A especialista em Desenho contou que participar do curso na EEAR foi desafiador e proporcionou grande crescimento pessoal. “Depois desses dois anos, terminei o curso uma pessoa muito diferente de como eu era quando ingressei. Sou muito grata à Força Aérea por isso”, disse ela. Gabriele vai servir no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa, Minas Gerais.

 Sargento Gabrielle.jpg

Iniciada em 30 de junho de 2019, a Turma Parabellum é a 252ª turma do Curso de Formação de Sargentos. Parabellum faz parte da expressão em latim “se vis pacem, para bellum”, que pode ser traduzida como “se queres paz, prepara-te para a guerra”. A intensa rotina dos estudantes da EEAR abrange instruções técnicas e atividades militares. Os formandos são especialistas nas áreas de Fotointeligência, Controle de Tráfego Aéreo, Eletricidade e Instrumentos, Meteorologia, Suprimento, Comunicações, Metalurgia, Eletromecânica, Desenho, Cartografia, Guarda e Segurança, Bombeiro de Aeronáutica e Informações Aeronáuticas. Para comemorar a conquista, ao fim da cerimônia, os formandos jogaram os quepes para cima e a esquadrilha da fumaça sobrevoou os céus sobre a Escola.

 Alunos_2.jpg

A Escola de Especialistas da Aeronáutica é o maior complexo de ensino técnico militar da América do Sul. O ingresso é feito por meio de exame de admissão realizado anualmente, para jovens entre 17 e 24 anos.

Fotos: Antonio Oliveira e sgt Johnson Barros

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui