No dia 30 de julho, foi realizada uma ação cívico-social, com o objetivo de prestar atendimento médico e odontológico a cerca de 300 indígenas da Aldeia Guajajaras. Chamada Funai em Ação, a iniciativa foi coordenada pela Fundação Nacional do Índio (Funai) em parceria com o Comando Conjunto Planalto.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB) apoiou o Comando Militar do Planalto e a 11ª Região Militar com uma equipe de saúde para a ação, que foi composta por um médico pediatra, dois dentistas, quatro técnicos em saúde bucal e dois técnicos de enfermagem. Na ocasião, foram prestados atendimentos médicos, aferição de pressão e análise inicial dos pacientes pelos técnicos de enfermagem. Já nos atendimentos odontológicos, foi realizada a análise da situação dos pacientes com indicação do tratamento necessário, além de serem passadas as orientações para manterem a saúde bucal.

Segundo a Funai, a ação foi criada com o objetivo de fomentar o envolvimento da sociedade em ações de voluntariado destinadas ao benefício de indígenas em situação de vulnerabilidade social e que sofrem com os impactos da pandemia de covid-19.

Fonte: HMAB
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).