No dia 14 de fevereiro, o Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, acompanhado de comitiva de oficiais generais, realizou visita oficial ao Comando Militar do Norte (CMN).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Comandante do Exército foi recebido pelo Comandante Militar do Norte, General de Exército Chalella; pelo Comandante da 8ª Região Militar, General de Divisão Miranda Filho; e pelo Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Norte, General de Brigada O’ de Almeida. No CMN, o General Paulo Sérgio recebeu uma apresentação sobre os principais projetos daquele Comando Militar de Área e percorreu as instalações.

Na sequência, deslocou-se para o 2° Batalhão de Infantaria de Selva (2° BIS), onde presidiu uma formatura com militares de todas as organizações militares de Belém. Durante a formatura, o Comandante do Exército foi condecorado com a Medalha do Serviço Amazônico com passador de ouro e três castanheiras, marcando os seus dez anos de serviço na região amazônica. Em suas palavras, o General Paulo Sérgio destacou a grande emoção e a alegria de receber a medalha no pátio do 2° BIS, organização militar em que iniciou sua jornada na Amazônia, no ano de 1994, no posto de major.

Em seguida, reuniu-se com oficiais e praças com o objetivo de reforçar a presença junto à tropa, estreitar laços profissionais e atualizar conhecimentos sobre a Força Terrestre. O General visitou, ainda, a Base Naval de Belém, onde conheceu o ferryboat Marechal Bittencourt, nome dado em homenagem ao patrono do Serviço de Intendência. “É uma grande alegria retornar ao CMN, o Comando Militar de Área que comandei, e poder constatar toda a vibração e o trabalho desses homens e mulheres que servem na Amazônia Oriental”, disse o Comandante. E complementou: “Acreditem na instituição, confiem no Exército, nos seus comandantes. Vamos cuidar dos nossos subordinados e enaltecer cada vez mais a família militar”.

Medalha do Serviço Amazônico
Instituída pelo Decreto Nº 93.209, de 3 de setembro de 1986, a Medalha do Serviço Amazônico com passador de ouro e três castanheiras é concedida a militares do Exército que, por sua dedicação, abnegação e capacidade profissional, tenham prestado relevantes serviços, por dez anos, ininterruptos ou não, em organizações militares da região amazônica.

Fonte: Comando Militar do Norte

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).