No dia 16 de dezembro, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) realizou o encerramento do Ano Cultural de 2021, no Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana. O Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Brigada Carlos Augusto Ramires Teixeira, recebeu as honras, bem como recepcionou os convidados: militares, autoridades e entidades civis.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em seguida, com os integrantes da DPHCEx na plateia, o Diretor apresentou as metas e objetivos alcançados no ano cultural de 2021 e agradeceu a todos pelo empenho e dedicação, principalmente aos familiares dos militares da Diretoria, que deram o apoio necessário para que tudo acontecesse.

A reunião contou com a ilustre apresentação da Banda Brazilian Piper, com um vasto repertório de músicas Celtas enfatizando a diversidade cultural que inclui músicas e ritmos brasileiros como samba e MPB, tocados por suas típicas gaitas escocesas.

Para marcar o encerramento da atividade, o Diretor reuniu os convidados para uma foto institucional no Campo de Marte. Estiveram presentes: chefe da Assessoria de Governança e Gestão e Antigo Diretor do PHCEx, General de Divisão Riyzo Ikeda; Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Rio de Janeiro, Olav Antônio Schrader; Diretor-Executivo da Fundação Cultural do Exército Brasileiro e Antigo Diretor do PHCEx, General de Brigada Walter Nilton Pina Stoffel; Administrador Judicial Provisório da Fundação Trompowsky e Antigo Diretor do PHCEx, General de Brigada Severino de Ramos Bento da Paixão; Presidente da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileiro (ANVFEB), Sérgio Capella; Historiador Breno Zarranz; diretores das organizações militares diretamente subordinadas, representantes de organizações militares do Exército Brasileiro e convidados civis.

Fonte: Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).