A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, de 14 de setembro a 5 de outubro, o Ground School para futuros tripulantes da aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa (FAP). Militares de ambas as Forças Aéreas participam do treinamento que tem como objetivo capacitar aviadores e mecânicos de voo. Após essa fase preliminar, inicia-se a atividade aérea. A previsão é de que a capacitação dure três meses. Portugal adquiriu cinco aeronaves e um simulador, com a entrega da primeira unidade a partir de 2023.

DSC 6117 scaled

A capacitação está prevista na 10ª Reunião dos Estados-Maiores das Forças Aéreas do Brasil e de Portugal (10ª REMFA) e o treinamento foi coordenado entre o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e o Comando de Preparo (COMPREP).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A missão de formar os primeiros tripulantes está a cargo do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, subordinado à Ala 2, com sede em Anápolis (GO). A tripulação portuguesa é composta por dois oficiais e dois graduados.

i2192117272501045Para a Força Aérea Portuguesa, a cooperação entre os dois países fica fortalecida pela partilha de experiências. “Enquanto a FAP adquire conhecimentos com a experiência acumulada pela FAB naquela aeronave, estes se beneficiam da experiência lusa no transporte aerotático”, diz em nota.

Durante quatro semanas, o Ground School abordará aspectos técnicos e operacionais que, desde 2019, foram sendo acumulados e consolidados pelos pilotos do 1° GTT ao longo das variadas missões. Ao final de sete avaliações, os participantes terão os conhecimentos necessários para operar de forma segura o novo avião brasileiro de transporte.

Segundo o Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, essa ocasião é um marco para a FAB. “O treinamento mostra que a implantação do Projeto KC-390 alcançou um nível de maturidade no qual podemos capacitar uma Força Aérea parceira para operar, de forma segura, essa nova aeronave multimissão brasileira de alta tecnologia e de grande capacidade”, informou.

i2192123115807939De acordo com o Coordenador Operacional do Projeto KC-390 da FAP, Tenente-Coronel Paulo Jorge Pereira Martins, a parceria entre os dois países, de longa data, é agora ainda mais fortalecida com o programa KC-390 utilizando experiência já acumulada pela Força Aérea Brasileira na exploração deste Sistema de Armas. “Para nós, este é um marco importante para a futura implementação do KC-390 em Portugal e vai criar sinergias no futuro para partilha de experiências e evolução do conceito de operação desta aeronave”, frisou.

Além dos tripulantes da FAP, também marcam presença no treinamento pilotos do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, sediado no Rio de Janeiro (RJ), que prepara-se para receber unidades do KC-390 para a melhor otimização de missões de transporte nos pontos críticos do País.

Fotos: 1º GTT e FAP

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).