No dia 29 de junho, O 1° Esquadrão de Helicópteros Atissubmarino (EsqdHS-1) foi acionado para resgatar um tripulante com suspeita de malária, embarcado no Navio Mercante panamenho “Kapetan Sideris”. O resgate, com a aeronave “SH-16 Seahawk”, ocorreu a 150 milhas náuticas, aproximadamente 280 quilômetros da cidade de São Pedro da Aldeia–RJ, com a retirada do enfermo pelo guincho da aeronave.

Devido às distâncias envolvidas no deslocamento, foi necessário reabastecimento da aeronave em São Pedro da Aldeia, antes de demandar o destino final: o Aeroporto Santos Dumont, onde uma ambulância já aguardava para realizar o translado até a Unidade Médica especializada.

Durante o evento, foram cumpridos os procedimentos de prevenção à contaminação pelo novo coronavírus, estabelecidos pelo Comando em Chefe da Esquadra, com base nas diretrizes do Ministério da Saúde e da Diretoria de Saúde da Marinha, incluindo o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) pelos tripulantes e a descontaminação de todos os envolvidos no resgate e da aeronave, realizadas pela equipe da Unidade de Descontaminação Volante da Esquadra em São Pedro da Aldeia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).