O I Painel sobre Segurança Cibernética no Setor Marítimo reunirá especialistas da Academia e do Setor Produtivo Privado. O evento será no dia 17-dez-2020 às 18:00.

O Setor Marítimo é essencial para o Comércio Internacional. Anualmente, cerca de 11 bilhões de toneladas de cargas, num valor total da ordem de 14 trilhões de dólares, são movimentadas por petroleiros, graneleiros, porta-contêineres e outros tipos de embarcações, respondendo por cerca de 90% do comércio internacional (International Chamber of Shipping). Mas a Transformação Digital do setor vem abrindo brechas para ameaças cibernéticas, as quais podem ter enorme impacto financeiro, ambiental e sobre a segurança dos trabalhadores do setor. Os riscos cibernéticos ficam claros quando consideramos os recentes ataques voltados a organizações do setor, tais como os casos Maersk (2017), COSCO (2018), MSC (2020), CMA CGM (2020) e IMO (2020). Os crescentes riscos relacionados a ataques cibernéticos motivaram a IMO (International Maritime Organization) a definir normativos específicos (MSC-FAL. 1/Circ.3 – GUIDELINES ON MARITIME CYBER RISK MANAGEMENT e IMO Resolution MSC.428(98)) voltados para segurança cibernética.

Ciente da importância do assunto, a Clavis Segurança da Informação estabeleceu parceria com a Universidade Federal Fluminense no âmbito do Programa “Doutorado Acadêmico para Inovação” (DAI), do CNPq, para desenvolvimento de projeto de pesquisa no tema Segurança Cibernética no Setor Marítimo. O Programa DAI/CNPq é uma interessante parceria em que o CNPq oferece bolsa de doutorado, a UFF disponibiliza vaga de doutorado (com professor orientador da tese), e a Clavis apresenta tema de pesquisa e contrapartidas para o projeto. Como ponto de partida dessa parceria, a Clavis e a UFF estão organizando o I Painel sobre Segurança Cibernética, às 18:00 do dia 17-dez-2020, com palestras técnicas sobre Segurança Cibernética no Setor Marítimo, além de esclarecimentos a respeito do Programa DAI/CNPq. Participarão do evento os especialistas Raphael Machado (UFF), Alan de Sá (SICCCiber), Tulio Alvarez (Clavis) e Victor Santos (Clavis).

blank
Palestrantes/Painelistas do I Painel sobre Segurança Cibernética no Setor Marítimo
As inscrições no I Painel sobre Segurança Cibernética no Setor Marítimo são gratuitas e podem ser feitas no site https://doity.com.br/painel-sobre-seguranca-cibernetica-no-setor-maritimo. Participantes poderão solicitar certificado de participação.
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui