Em 15 de fevereiro, no Quartel-General do Exército, foi realizada a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) criado pela portaria 618-EME/C Ex, 9 dez 21, que determina estudos e a busca de soluções estratégicas a respeito da indústria de Material Bélico

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O GT é composto por representantes do Ministério da Economia, do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) e da Indústria de Material Bélico (IMBEL) e deverá apresentar soluções no sentido de transformar a Indústria de Material Bélico do Brasil em empresa estatal não dependente, total ou parcialmente, dando continuidade às conclusões contidas no relatório do Grupo de Trabalho para o acompanhamento e apoio às iniciativas estratégicas para a transformação da IMBEL em empresa pública não dependente.

O encontro contou com a participação do Chefe do Estado-Maior do Exército (EME), General de Exército Marcos Antônio Amaro dos Santos, Chefe da Secretaria de Economia e Finanças (SEF), General de Exército Sérgio da Costa Negraes, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), General de Exército Guido Amin Naves, Diretor-Presidente da IMBEL, General de Divisão Aderico Visconte Pardi Mattioli, Secretário Especial – Secretaria de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, Diogo Mac Cord  e do Secretário – Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), Ricardo Faria.

Fonte: Departamento de Ciência e Tecnologia

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).