No período de 11 a 20 de dezembro de 2021, os concluintes dos cursos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), destaques no ano de 2021, participaram de viagem de instrução e intercâmbio em Washington-D.C., nos Estados Unidos da América. A comitiva também contou com os destaques da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), do Instituto Militar de Engenharia (IME), da Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) e da Escola de Saúde do Exército (EsSEx).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Recebidos pelo General de Brigada Ulisses de Mesquita Gomes, Adido Militar do Exército nos EUA, os concluintes puderam debater vários fatores que afetam a conjuntura internacional nos campos do poder, além de atualizar e ampliar seus conhecimentos.

Destaques foram as atividades realizadas na Embaixada do Brasil em Washington, no Colégio Interamericano de Defesa (CID) e na Junta Interamericana de Defesa (JID). Na parte cultural, os militares brasileiros visitaram o Museu Nacional do Corpo de Fuzileiros Navais; o Museu Nacional do Exército Americano; o Memorial da Força Aérea Americana; o Museu da Batalha de Gettysburg, histórico evento que determinou os destinos da Nação Americana durante a Guerra da Secessão; o Cemitério Nacional de Arlington, local onde são sepultados os veteranos que participaram de combates travados desde a Guerra Civil Americana e o Monumento que representa a conquista de Iwo Jima.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).