A partir da direita, Cel Antonio Ribeiro, Diretor de Projetos da ABIMDE; Rogerio Salvador, presidente da Siatt; o Vice-Almirante Trovão, Comandante do 8º Distrito Naval, e Bruno Bondioli, Gerente de Negócios da Ocellott

A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), representada pelo seu Diretor de Projetos, Coronel Antonio Ribeiro, participou da cerimônia de passagem de comando do 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil, ocorrida em São Paulo. O Vice-Almirante Guilherme da Silva Costa transmitiu o cargo ao Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira.

Presença de autoridades e homenagens

A solenidade contou com a presença de oficiais das três Forças Armadas, representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e membros da sociedade civil. O Vice-Almirante Guilherme da Silva Costa agradeceu o apoio recebido durante seu mandato, iniciado em dezembro de 2021, e suas realizações foram destacadas. O Vice-Almirante Trovão falou sobre os desafios do novo cargo e agradeceu o trabalho de seu antecessor.

Perfil do novo Comandante

O Vice-Almirante Trovão nasceu em Mandaguari (PR) e ingressou na Escola Naval em 1989. Especializado em eletrônica avançada para oficiais, ocupou diversos cargos de comando e atuou em áreas estratégicas. Foi promovido a Vice-Almirante em 2022, assumindo o cargo de Diretor de Sistemas de Armas da Marinha, antes de se tornar Comandante do 8º Distrito Naval.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Sobre o 8º Distrito Naval

Criado em 1997, o 8º Distrito Naval tem como objetivo preparar e empregar as Forças Navais e de Fuzileiros Navais subordinadas, contribuindo para a defesa da Pátria e garantia dos poderes constitucionais. Sua área de jurisdição abrange os estados de São Paulo e Paraná.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).