Militares da EAMES durante desfile de homenagens

No dia 23 de maio, a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) uniu-se à celebração dos 488 anos de Colonização do solo Espírito-Santense. A data histórica comemora a chegada dos portugueses à Prainha, em Vila Velha (ES), a bordo da caravela Glória. Essa celebração proporciona à população local um momento para reconhecer e refletir sobre sua rica e longa história.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Um Desfile Cívico-Militar para Lembrar

O evento contou com a realização de um grandioso desfile cívico-militar, que teve a presença de diversas autoridades civis e militares. Entre eles estavam o Governador Renato Casagrande e o Prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo. O destacamento da EAMES foi representado por 150 militares, incluindo 135 Aprendizes-Marinheiros da Turma PAPA/2023 e 400 Alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP). A Capitania dos Portos do Espírito Santo também marcou presença, desfilando com três embarcações e uma viatura itinerante.

download
Alunos do PROFESP durante desfile em homenagens aos 488 anos do ES

Participação Popular e Civismo

O evento foi marcado por uma maciça presença da população local, que veio em grande número para testemunhar o desfile e participar das celebrações. Esse encontro serviu como uma oportunidade de promover o civismo e a proximidade entre a Marinha e a sociedade capixaba.

Presença da Marinha: A EAMES no Centro das Celebrações

A participação da EAMES nas comemorações de um evento tão significativo para o estado do Espírito Santo demonstra o compromisso da instituição em manter fortes laços com a comunidade local. A Marinha continua a desempenhar um papel fundamental na vida dos capixabas, seja através de eventos cívicos como este, seja por meio de suas atividades diárias na região.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).