O Comando Militar do Oeste (CMO) realiza o Operação Santa Bárbara do Oeste 2021 no Campo de Instrução de Betione (C I Betione), na região do Pantanal Sul-mato-grossense, no período de 15 a 19 de novembro. O treinamento permite que suas principais frações representativas da função de combate fogos realizem um aperfeiçoamento em seus níveis de adestramento, além de permitir que o CMO mantenha sua capacidade expedicionária e esteja sempre pronta a cumprir suas missões em caso de defesa externa e de defesa da Pátria. As atividades fazem parte do Programa de Adestramento Avançado (PAA) do CMO.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Operação Santa Bárbara do Oeste conta com a participação de cerca de 800 militares do Centro de Coordenação de Operações do CMO, 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado, 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado, 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado, 20º Regimento de Cavalaria Blindado, 9º Grupo de Artilharia de Campanha, 18º Grupo de Artilharia de Campanha, 9º Batalhão de Engenharia de Combate, Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Oeste, 6º Batalhão de Inteligência Militar, 3º Batalhão de Aviação do Exército, 9º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica, 9º Grupamento Logístico,18º Batalhão de Transporte, 9º Batalhão de Suprimento, 9º Batalhão de Manutenção, Núcleo do 9º Batalhão de Saúde e Companhia de Comando do 9º Grupamento Logístico e 14ª Companhia de Polícia do Exército.

Durante o exercício de campanha estão sendo realizadas missões de apoio de fogo com tiro real de artilharia, dos morteiros pesado e médio, bem como da Aviação do Exército estão sendo realizados dentro de um contexto de manobra ofensiva, com tiros diurnos e noturnos, com emprego de óculos de visão noturna (OVN) como ferramenta de auxílio no tiro noturno e melhorar a observação para a condução do combate noturno.

No âmbito logístico, foi constituído o Destacamento Logístico Mallet, formado por militares do 9º Grupamento Logístico, com a missão de prestar o apoio às tropas desdobradas no C I Betione, com o módulo de comando e recursos humanos, módulo de suprimento, módulo de transporte, módulo de manutenção e salvamento e módulo de saúde.

Também, durante o exercício está sendo realizado um treinamento de saúde operacional, o 1º adestramento de atendimento pré-hospitalar (APH), atividade de instrução do núcleo do 9º Batalhão de Saúde para cerca de 30 militares de saúde das organizações militares operacionais do CMO, tendo com objetivo de adestrar oficiais médicos, enfermeiros e sargentos técnicos de enfermagem, além de desenvolver rusticidade, liderança, resistência à fadiga e ao desconforto e espírito de corpo e apresentar aos militares instruendos uma instalação de saúde operacional de 2º escalão.

O exercício de campanha foi acompanhado pelo Comandante Militar do Oeste, General de Exército Fernando José Sant’ana Soares e Silva e por oficiais generais do CMO.

Função de Combate Fogos é o conjunto de atividades, tarefas e sistemas inter-relacionados que permitem o emprego coletivo dos fogos cinéticos, orgânicos da Força ou conjuntos, integrados pelos processos de planejamento e coordenação. A função de combate fogos integra os elementos essenciais do poder de combate, juntamente com as informações e a capacidade de liderança do comandante. Esses elementos são indissociáveis e essenciais para o preparo e o emprego da Força Terrestre no cumprimento de suas missões operativas.

Fonte: CMO

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).