Almirante de Esquadra Cunha discursa durante cerimônia

Em 20 de abril, foi realizada a cerimônia de recebimento da última aeronave AF-1 modernizada, de numeral N-1004, agora denominada AF-1B, nas dependências da empresa Embraer, sede Gavião Peixoto (SP).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Dentre as muitas alterações contempladas pelo Programa de Modernização, cabe destacar a mudança do sistema de geração de energia elétrica da aeronave, a instalação de um computador central denominado RSMC (Mission Computer) que gerencia todo o processamento de dados, a instalação de um RADAR multimodo, a instalação de um sistema de Radar Warning Receiver (RWR), a substituição dos rádios de comunicação, a instalação do sistema autônomo de geração de oxigênio (OBOGS), a mudança na concepção da aeronave para glass cockpit com a implementação de dois Color Multi-Function Display (CMFD) e de um Head-Up Display (HUD), além de um sistema Hands on Throttle and Stick (HOTAS), amplamente utilizado em navegação e no gerenciamento do emprego de armamento. Ainda no escopo do contrato de modernização, a Marinha receberá um Treinador de voo (AATD) que será instalado no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval, em São Pedro da Aldeia (RJ).

blank
Representantes da Marinha e Embraer

A cerimônia contou com a presença do Diretor Geral do Material da Marinha, do Comandante da Força Aeronaval, do Diretor de Aeronáutica da Marinha, e de diretores e gerentes de diversos setores da Embraer.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).