A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) realizou, no dia 20/01, uma cerimônia militar em comemoração ao 13º aniversário da Organização Militar. O evento foi realizado no Comando-Geral de Apoio (COMGAP) e foi presidido pelo Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic. Comandantes, Chefes, Prefeito e Diretores das Organizações Militares (OM) da Guarnição de Aeronáutica de São Paulo (GUARNAE-SP) prestigiaram a solenidade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Diretor de Tecnologia da Informação da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, enalteceu em seu discurso a importância da Segurança da Informação, visto que as ameaças nessa área são cada vez mais frequentes e imprevisíveis, e ainda ressaltou a excelência do investimento em equipamentos e na capacitação de recursos humanos.

i2312013242505354

“A DTI da Aeronáutica tem sob sua responsabilidade o desenvolvimento e o suporte de Sistemas Corporativos e de Simuladores de Voo, além da Segurança da Informação, estando presente em todas as áreas de atuação do COMAER, como gestão administrativa e operacional, atividades de ensino e gestão de recursos humanos, resultando em um instrumento indispensável para a qualidade do processo decisório,” afirmou o Brigadeiro Magarão.

Segundo o Diretor, a capacidade de entrega dos Centros de Computação da Aeronáutica do Rio de Janeiro, São José dos Campos e Brasília destaca-se tendo em vista os mais de 150 Sistemas de Informação mantidos e desenvolvidos. Por fim, exaltou também a criação do Centro de Defesa Cibernética do Comando da Aeronáutica (CDCAER), prevista para ocorrer até o término deste ano, que será um divisor de águas na capacidade de Defesa Cibernética do COMAER.

i2312013242903940Durante a solenidade, também ocorreu a entrega de Medalha Militar de Ouro com passador de ouro, em reconhecimento aos mais de 30 anos de bons serviços prestados ao Coronel Engenheiro Ricardo Andrade Faulhaber, e de Bronze com passador de Bronze, em reconhecimento aos mais de 10 anos de bons serviços prestados à Força Aérea Brasileira, aos seguintes militares: Tenente Engenheiro Tiago da Silva Mendonça, Tenente Engenheiro Pedro Henrique dos Santos Silva, Sargento Douglas dos Santos Lopes Burgos e Sargento Leandro de Oliveira Assis. Além da medalha, o Sargento Jefferson Clemente Cavalcante, que é especialista em Sistema de Informação, foi homenageado com o título de Graduado Padrão.

Fotos: ILA

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).