No dia 11 de abril, o Navio Hidroceanográfico Faroleiro “Almirante Graça Aranha” foi palco de um importante evento diplomático, recebendo adidos estrangeiros acreditados na Argentina. A visita também contou com a presença de representantes da Armada da República Argentina e da Prefectura Naval Argentina, com o Adido Naval do Brasil no país coordenando as atividades.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Palestra e Tour Pelo Navio

Os convidados tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra proferida pelo Comandante do navio, que detalhou as missões e capacidades do “Almirante Graça Aranha”. Seguiu-se uma visita guiada às instalações do navio, onde os adidos puderam conhecer de perto as tecnologias e operações específicas do NHoF, uma embarcação dedicada à hidrografia e ao suporte de estruturas faroleiras.

Confraternização na Praça d’Armas

Após a visita técnica, foi realizada uma confraternização na Praça d’Armas do navio, um momento de interação e fortalecimento de laços entre os presentes. Esse tipo de evento é essencial para promover o entendimento mútuo e a cooperação entre as nações, além de reforçar o papel da Marinha do Brasil como uma força de amizade e parceria no contexto internacional.

Resgate Memorável e Agradecimento

imagem 2024 04 26 090354620

O evento também foi marcado pela presença de Matías Tolosa, um náufrago argentino resgatado pelo navio em agosto de 2023. Matías, que havia sofrido um acidente de caiaque na Ilha Grande, RJ, aproveitou a ocasião para expressar sua gratidão à tripulação do “Almirante Graça Aranha” e à Marinha do Brasil pelo resgate oportuno e eficaz. Sua história ressalta a importância das operações de busca e salvamento realizadas pela Marinha, destacando seu compromisso com a segurança humana.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).