A Força Aérea Brasileira (FAB), a partir dessa segunda-feira (20/06), passa a contar com 389 novos militares especialistas em suas fileiras. Os Terceiros-Sargentos serão distribuídos pelas Organizações Militares (OMs) de todo o Brasil, a fim de cumprirem suas missões nas mais distintas áreas de atuação, as quais se formaram pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), instituição que é considerada o maior complexo de ensino técnico-militar da América do Sul.

A Cerimônia de conclusão do Curso de Formação de Sargentos (CFS) – Turma Gripen e do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) – Turma Millennium foi presidida pelo Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, além de demais autoridade civis, militares e familiares dos formandos.

i2262017162207140A EEAR tem por finalidade a formação e o aperfeiçoamento de Graduados da Aeronáutica. Ao dirigir-se aos formandos, o Comandante destacou que o dia é especial não apenas para os jovens, mas para a FAB, que recebe os novos militares. “Caros formandos das Turmas Gripen e Millennium, ao deixarem esta Escola, agora como Sargentos da FAB, vocês cruzarão os mesmos portões que os viram aqui adentrar, agora prontos para uma nova e instigante etapa que se inicia em suas vidas, uma caminhada repleta, não apenas de desafios, mas também de muitas e inesquecíveis realizações. Persigam seus objetivos com a mesma garra, dedicação e honestidade de propósito que os fizeram chegar até aqui. Tenham convicção de que vocês receberam nestes históricos galpões as ferramentas e os conhecimentos essenciais ao exercício diligente de suas funções e reflitam sobre a responsabilidade de manter forte e operacional a Força Aérea que lhes foi legada pelos valorosos especialistas que aqui passaram. Mantenham os princípios basilares da hierarquia e da disciplina como norte para suas atitudes, confiem na experiência e sabedoria dos mais antigos e, sempre liderem pelo exemplo”, discursou o Oficial-General.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

i2262017162407947Para o Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, que foi aluno da Escola de Especialistas, o momento é de alegria e sentimento de missão cumprida a cada turma que se forma na escola. “Realmente é uma honra muito grande participar desse momento da formação desses Sargentos e fazemos de tudo aqui, para entregar os melhores profissionais para a nossa Força”, salientou.

Destaques das Turmas Gripen e Millennium

i2262017162006703O Sargento Especialista em Eletrônica Pedro Mendes da Silva Junior conquistou a primeira colocação no EAGS. O militar disse que esta é a concretização da felicidade por poder servir o país. “Ser o primeiro colocado do curso revela o meu amor e a dedicação à profissão. Agradeço a Deus, familiares, amigos e a Escola de Especialistas por tornar este sonho realidade”, enfatizou.

i2262017163406899A agora Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Ingrid Kelle da Silva Vidal, foi a primeira colocada da 254ª turma do CFS. Para ela, ter se tornado militar e Especialistas de Aeronáutica é motivo de realização imensurável. “Tive a honra de concluir o curso como primeira colocada, algo que estava além do que eu poderia imaginar. Sou grata a Deus por ter colocado as pessoas certas no meu caminho para chegar até aqui, desde os meus familiares e amigos até os instrutores, sargenteantes e comandante”, disse ela.

i2262110260407593Pelas conquistas, os militares receberam o Prêmio Força Aérea Brasileira, concedido ao formando que obtém a primeira colocação na classificação geral dos Cursos de Formação de Oficiais e de Formação de Sargentos da Aeronáutica. Além deste, receberam também o Prêmio Honra ao Mérito do Ministério da Defesa. Houve, ainda, a imposição da “Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo”, que se destina a incentivar a aplicação nos estudos e na instrução, premiar e dar relevo ao mérito intelectual de Oficiais e Praças do Comando da Aeronáutica que venham a distinguir-se nas atividades escolares, classificando-se como primeiro colocado em um dos seguintes cursos: da EEAR: Curso de Formação de Sargentos; Curso ou Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos; Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos; e do Curso de Estudos Avançados para Graduados.

Homenagensi2262017162405119

Os formandos das Turmas Gripen e Millennium escolheram como Patrono o Segundo-Tenente Especialista em Armamento, Eronides João da Cruz, que faleceu em fevereiro deste ano, aos 99 anos, em Curitiba (PR). O militar ingressou na FAB aos 20 anos de idade, para servir por dois anos, no Primeiro Regimento de Aviação, no Rio de Janeiro (RJ). Em 1942, faltando quatro meses para o fim de seu período de serviço militar, o Brasil declarou guerra ao eixo e voluntariou-se para integrar as fileiras da Força Aérea, na Itália. Já o Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, que de 2018 a 2020 comandou a EEAR, foi escolhido Paraninfo das turmas.

i2262017164306845

Ao final da cerimônia, a Esquadrilha da Fumaça realizou uma apresentação aos formandos e familiares, com manobras especiais, em homenagem a conclusão do curso e estágio.

Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER 

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).