A VIII Conferência Bilateral de Estado-Maior (CBEM), realizada entre os dias 17 e 20 de julho de 2023, foi marcada por uma série de visitas oficiais que reforçaram o diálogo e a cooperação entre o Exército Brasileiro e o Exército Britânico. As atividades, conduzidas pela 5ª Subchefia do Estado-Maior do Exército (EME), aconteceram no Distrito Federal e em suas cidades vizinhas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Acordos e Diplomacia Militar

Esta edição da CBEM tinha como objetivo não só estabelecer acordos entre os dois Exércitos para os anos de 2024 e 2025, mas também estreitar as relações institucionais entre Brasil e Reino Unido. A conferência se tornou um fórum de discussão produtivo para fortalecer os laços de amizade, confiança mútua e para incrementar a Diplomacia Militar entre as nações.

Participação de Figuras-Chave

A conferência foi presidida pelo 5º Subchefe do EME, General de Divisão Gustavo Henrique Dutra de Menezes, que acompanhou o Chefe de Comunicações e Relações Internacionais do Exército Britânico, o General de Brigada Chris Davies. Ao longo das atividades, o representante do Reino Unido teve a oportunidade de conhecer o Comando de Defesa Cibernética, em Sobradinho, e o Comando de Artilharia do Exército, em Formosa-GO.

Consequências para a Defesa Nacional

A realização da VIII CBEM e a visita do General Davies a instituições brasileiras tão importantes para a defesa nacional não só reforça os laços entre as nações, mas também abre portas para futuras cooperações e trocas de conhecimento entre os exércitos. O evento deixa um legado importante para as relações militares e diplomáticas entre o Brasil e o Reino Unido, apontando para um futuro de colaboração e entendimento mútuo.

article?img id=16626147&t=1690469534934
article?img id=16626148&t=1690469534996
article?img id=16626149&t=1690469535051
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).