Cerimônia de Incorporação marca início de nova etapa para jovens no Exército Brasileiro

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

No dia 1º de março, o 23º Batalhão de Caçadores (23º BC), em Fortaleza (CE), recebeu a incorporação de cerca de 200 jovens recrutas, que iniciaram uma nova etapa em suas vidas ao ingressar no Serviço Militar. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da 10ª Região Militar (10ª RM), General de Divisão André Luiz Ribeiro Campos Allão, e contou com a presença dos familiares dos recrutas.

O momento marcante começou com a entrada simbólica dos jovens pelo portão principal do Batalhão, com militares postados em sinal de reverência e acolhimento aos novos integrantes. Em seguida, os recrutas vestiram o uniforme camuflado pela primeira vez e adentraram o pátio do Batalhão Marechal Castello Branco, acompanhados pela Banda de Música da 10ª RM.

O Tenente-Coronel João Leitão Alencar Filho, Comandante do 23º BC, deu as boas-vindas aos recrutas e ressaltou a importância do Serviço Militar para o Exército Brasileiro e para a sociedade. Já o General Allão destacou que a incorporação representa o começo de uma nova etapa na vida dos jovens, que um dia sonharam em servir à Pátria, enfatizando a importância da família para o sucesso na jornada que se inicia.

O Serviço Militar Obrigatório dura cerca de um ano e é uma oportunidade de primeiro emprego para muitos jovens. Durante o período, os soldados passam por dois períodos de instrução: o de Instrução Individual Básica, que prepara o recruta para atuar como combatente básico, e o de Instrução de Qualificação, que prepara o soldado para exercer funções específicas, como motoristas, cozinheiros, atiradores de peças de morteiro, dentre outras.

Além disso, são oferecidas aos soldados muitas oportunidades de progresso na carreira, como o Curso de Formação de Cabos e o Curso de Formação de Sargentos Temporários. Os jovens também podem adquirir conhecimento de outras profissões para atuar no mercado de trabalho, por meio do Projeto Soldado-Cidadão.

Os recrutas que foram incorporados ao 23º BC serão oficialmente chamados de Soldados no Dia do Soldado, comemorado em 25 de agosto, quando receberão a boina verde-oliva, símbolo da profissão militar. A cerimônia de incorporação representa um marco importante na vida desses jovens, que agora têm a oportunidade de servir a sua Pátria e crescer pessoal e profissionalmente dentro do Exército Brasileiro.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas