Em 11 de agosto, o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, recebeu a visita da professora Dra. Inayá Corrêa Barbosa Lima, coordenadora do Programa de Engenharia Nuclear da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEN/COPPE/UFRJ), e da pesquisadora Nathalie Gaioti Martins da Silva.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Segundo a coordenadora Prof. Dra Inayá a aproximação entre a Marinha do Brasil e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialmente por meio do Programa de Engenharia Nuclear da COPPE, detém uma relevância ímpar ao fomentar a sinergia entre conhecimento acadêmico e aplicação prática, promovendo avanços significativos no campo tecnológico e científico, notadamente no setor nuclear e suas aplicações multifacetadas.

“A Instituição Naval tem direcionado recursos substanciais para enriquecer a formação de seus membros, assim como para estimular pesquisas no âmbito do Setor Nuclear Brasileiro. Persiste em sua incansável busca por soluções de natureza tecnológica e inovadora, com o propósito de fomentar avanços tanto no campo dos reatores concebidos para a produção de energia elétrica, perpassando pela propulsão naval e geração de benefícios para a sociedade no projeto do reator multipropósito, além das aplicações que englobam até os setores da agricultura e saúde”, disse Inayá.

Durante o encontro foi entregue o convite para participação da DGDNTM no I International Congress of Technology and Innovation in Nuclear Sector (I TINS), que acontecerá no Rio de Janeiro, nos dias 12 e 13 de dezembro de 2023.

Ao final da visita o Diretor-Geral agradeceu o convite e destacou: “É importante quando instituições de Estado se unem por objetivos comuns e para o benefício do setor nuclear e da sociedade. Parcerias trazem resultados”.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).