Desde 7 de abril de 2022, o Vice-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior assumiu uma posição de destaque como Comandante da Força Aeronaval. Durante sua gestão, ele não apenas liderou com maestria, mas também estreitou laços e promoveu avanços significativos na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA).

Homenagem e Reconhecimento

imagem 2023 08 08 054633866

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No último dia 13, uma cerimônia especial marcou a despedida do Almirante Fonseca Junior da BAeNSPA. O evento, realizado no Departamento de Controle do Tráfego Aéreo (DCTA), foi uma oportunidade para a tripulação expressar sua gratidão e reconhecimento pelo trabalho e dedicação do Comandante. Como símbolo desse apreço, o Comandante da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia entregou-lhe uma placa do Sistema X4000, uma tecnologia crucial para o controle do tráfego aéreo.

Inovação no Horizonte: O Sistema Sagitario

Durante a cerimônia, o Almirante Fonseca Junior teve a chance de conhecer de perto o futuro da Força Aeronaval: o sistema de controle de Tráfego Aéreo, Sagitario. Este novo sistema, que ainda está em processo de integração pela BAeNSPA, é uma parceria com a empresa ATECH e promete revolucionar a maneira como o tráfego aéreo é gerenciado, trazendo mais segurança e eficiência para as operações.

Legado e Futuro

A despedida do Vice-Almirante Fonseca Junior marca o fim de um capítulo importante na história da Força Aeronaval. No entanto, seu legado e as bases que ele ajudou a estabelecer garantem um futuro promissor para a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia e para toda a Força Aeronaval do Brasil.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).