No dia 28 de outubro, o Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante de Esquadra Marcos Silva Rodrigues, os SubChefes do EMA e os Almirantes Tutores assistiram a apresentação prévia dos trabalhos elaborados pelos Oficiais-Alunos (OA) do Curso de Política e Estratégias Marítimas (C-PEM) para a disciplina de Processo de Tomada de Decisão. Este ano, foram abordados os temas “Defesa das Infraestruturas Críticas” e “Guerra Naval do Futuro”. Para o próximo dia 11 de novembro está prevista as apresentações de tais trabalhos ao Almirantado.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A cada ano, o EMA apresenta temas de relevância à Marinha do Brasil para pesquisas, análises e indicação de propostas de soluções pelos OA, ao final do processo, para apreciação da Alta Administração Naval.

A Turma do C-PEM no corrente ano está composta de 43 OA, sendo 35 Capitães de Mar e Guerra, quatro Coronéis da Força Aérea, quatro do Exército Brasileiro e dois Servidores Civis do Nível Superior da própria Instituição.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).