Na tarde da última terça-feira (08/08), uma notícia abalou a comunidade militar e a população brasileira. Uma aeronave UH-15 Super Cougar, pertencente ao 2o Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral da Marinha do Brasil (MB), sofreu um acidente durante um exercício operativo na região de Formosa (GO).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Resposta Imediata e Apoio às Vítimas

Logo após o acidente, a Unidade Médica Expedicionária da Marinha foi acionada para prestar os primeiros socorros. Graças à rápida intervenção, dois militares foram encaminhados ao Hospital das Forças Armadas e outros quatro ao Hospital Regional de Formosa. Infelizmente, nem todos sobreviveram ao impacto: dois militares perderam suas vidas no momento do acidente, deixando colegas e familiares em luto.

Investigação em Andamento

A MB, comprometida com a transparência e a busca por respostas, informou que a Comissão de Investigação de Acidente Aeronáutico já iniciou os procedimentos necessários para apurar as causas e circunstâncias do trágico evento. Embora o resultado dessa investigação possa levar algum tempo, é crucial entender o que aconteceu para evitar futuros incidentes.

Solidariedade em Momentos Difíceis

Acidentes como esse nos lembram dos riscos que nossos militares enfrentam diariamente, mesmo em exercícios de rotina. A MB reforça seu compromisso em prestar todo o apoio necessário aos militares e familiares afetados por essa tragédia. Em momentos como este, a solidariedade e o apoio mútuo são fundamentais para ajudar a curar as feridas e honrar a memória daqueles que se foram.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).