O mundo da navegação amadora no Brasil está prestes a vivenciar uma revolução. O I Fórum de Segurança do Navegador Amador, um evento vinculado ao já renomado Simpósio de Segurança do Navegador Amador da SOAMAR SP, promete ser o palco de discussões e apresentações que moldarão o futuro da navegação de esporte e recreio em nosso país.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Unindo Forças pela Segurança

A segurança é, sem dúvida, uma das maiores preocupações quando falamos de navegação. E é pensando nisso que o Fórum busca promover o encontro entre a Autoridade Marítima, representada pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), e a vasta comunidade náutica. Esta comunidade inclui não apenas os entusiastas da navegação, como velejadores e pescadores, mas também Clubes, Marinas, Escolas Náuticas, Despachantes, Seguradoras, Estaleiros e Fabricantes de Equipamentos para Salvatagem. O objetivo? Analisar e discutir as Normas que regem o setor, garantindo que todos estejam alinhados e informados.

Normas em Foco

As NORMAM 03 e 34 são o centro das atenções. Estas normas, que podem ser baixadas nos links fornecidos no site do evento, e são essenciais para garantir que a navegação amadora no Brasil seja realizada de forma segura e de acordo com os padrões internacionais. O Fórum proporcionará uma oportunidade única para que todos os envolvidos no setor possam compreender, discutir e, se necessário, contribuir para o aprimoramento dessas normas.

Saiba mais clicando aqui.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).