blank

Manaus (AM) – Na manhã do dia 16 de julho, desatracou do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), o módulo logístico do Plano Geral de Transportes (PGT) do Eixo Amazônico, com destino à Humaitá-AM, transportando suprimentos de Manaus, por meio fluvial.

O Exército Brasileiro executa, semestralmente, o PGT no Eixo Amazônico, por meio da logística que integra os modais terrestre e fluvial, como forma de adestrar a tropa para a realização de manobras militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O módulo composto pelo Empurrador Javari e a balsa Força Expedicionária Brasileira percorrerá aproximadamente 1.920 quilômetros, no trecho de ida e volta, pelo modal fluvial, com um tempo estimado de aproximadamente 30 dias de navegação, sendo transportados diversos materiais, num total de 90 toneladas.

Nesse contexto, uma grande coordenação logística é preparada que possibilita a otimização de recursos. O Módulo logístico fará o transbordo dos contêineres com materiais que serão destinados ao 1º Depósito de Suprimento na cidade do Rio de Janeiro-RJ através dos caminhões do Estabelecimento Central de Transporte. No retorno, o Módulo transportará os materiais vindos, por meio terrestre, das cidades do Sudeste do país.

O Comandante do CECMA, Tenente-Coronel Anderson Siqueira da Silva, e o Adjunto de comando, Subtenente Lúcio Mauro La Roque Dias, acompanharam a desatracação do módulo logístico.

Fonte: Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia