A Odontoclínica de Aeronáutica de Brasília (OABR) promove, nos meses de fevereiro e março, a Campanha de Arrecadação de Fardamentos. A iniciativa tem como objetivo arrecadar fardamentos que não são mais utilizados pelos militares e destiná-los à descaracterização e transformação em roupas e acessórios para comunidades carentes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Projeto “Mãos do Bem”

foto 3

Os uniformes arrecadados são entregues ao projeto “Mãos do Bem”, responsável pela separação, lavagem, transformação e entrega das peças a projetos sociais que assistem comunidades carentes em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal (DF). O projeto conta com a ajuda de cerca de 110 integrantes que desempenham diversas tarefas, desde logística até corte, costura e bordado.

Origem e expansão do projeto

Inicialmente, o projeto visava apenas auxiliar equipes de saúde durante o auge da pandemia da COVID-19, produzindo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Depois que a situação se normalizou, o projeto passou a confeccionar enxovais e distribuir kits de higiene para assistentes sociais que acompanhavam famílias carentes nos hospitais do Distrito Federal. A ideia de transformar fardamentos em vestidos infantis, no modelo trapézio, veio de uma das integrantes, e desde então, o projeto cresce e se expande.

Impacto e apoio à campanha

foto 1

A Diretora da OABR, Coronel Valeska Costa de Gusmão Hungria, considera a ajuda ao projeto Mãos do Bem uma atividade muito positiva, beneficiando desde os militares até as pessoas presenteadas com as roupas transformadas. A Campanha de Arrecadação de Fardamentos seguirá até o dia 31 de março, e as doações podem ser realizadas na Secretaria da Direção na OABR.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).