O 3° Grupamento Logístico (3º Gpt Log) realizou, no período de 19 a 23 de outubro, no Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Sul, a Operação Aço Log. O exercício de simulação teve como finalidade adestrar o 3º Grupamento Logístico no planejamento logístico dentro de um cenário de guerra.

Na operação, foram simulados 3 países: azul, vermelho e laranja. O conflito ocorreu em um continente meridional no contexto de defesa externa. O 3º Grupamento Logístico integrou a Base Logística Terrestre (BLT), na qual estiveram inseridos o Batalhão de Transporte, o Batalhão de Suprimento, o Batalhão de Manutenção, o Batalhão de Saúde, o Batalhão de Recursos Humanos e elementos de Engenharia.

O Chefe do Centro de Coordenação de Operações Logísticas do 3º Gpt Log, Coronel Alessandro Padilha, ressaltou a importância da Operação Aço Log “que é permitir aos militares, o adestramento do planejamento logístico em apoio a operações.”

Além do 3º Gpt Log e suas organizações militares diretamente subordinadas, a operação contou com a participação de militares de organizações militares (OM) do Comando Militar do Sul (CMS), em particular, da 3ª Divisão de Exército (3ª DE) e do 4º Grupamento de Engenharia (4º Gpt E), além de outras OM da 3ª Região Militar (3ª RM).

Fonte: 3º Gpt Log
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).