“Riachuelo”, primeiro Submarino Convencional do PROSUB, está em operação desde setembro de 2022

O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, esteve em visita ao Complexo Naval de Itaguaí (RJ) na última segunda-feira. Acompanhado do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e do Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, o Ministro teve a oportunidade de testemunhar em primeira mão os desenvolvimentos recentes do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O PROSUB e a Autonomia Brasileira

foto 1 submarino
Ministro da Defesa visita instalações do PROSUB acompanhado pelo Comandante da Marinha

PROSUB é uma iniciativa crítica do Programa Nuclear Brasileiro e simboliza a sinergia entre três projetos fundamentais: a construção da infraestrutura industrial e operacional; a construção e operação de quatro Submarinos Convencionais Classe “Riachuelo”; e a construção e operação do primeiro Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN). Este último é a peça central de todo o programa. Durante a visita, o Ministro Monteiro parabenizou a Marinha do Brasil pelo trabalho exemplar, destacando a audácia em investir em um programa que beneficiará gerações futuras de brasileiros.

O PROSUB e o Desenvolvimento Nacional

O PROSUB não apenas fortalece a defesa nacional, mas também impulsiona o desenvolvimento socioeconômico do país. O Ministro destacou a importância do PROSUB como propulsor de empregos, qualificação profissional e oportunidades para colaboração com universidades e institutos de pesquisa. Segundo o Comandante da Marinha, o programa é um dos mais significativos para a capacitação industrial e tecnológica no setor de defesa.

Avanços Tecnológicos e Estratégicos

Por meio do PROSUB, a Marinha está construindo uma robusta parceria industrial nacional, bem como avançando o conhecimento na área nuclear. Isto permite que a Marinha contribua não apenas para a Defesa, mas também para as áreas de Energia e Saúde do país. A visita também proporcionou a chance de conhecer o submarino “Riachuelo”, o primeiro Submarino Convencional do PROSUB, em operação desde setembro de 2022, além da infraestrutura naval e os próximos passos para a implantação do Complexo de Manutenção Especializada.