Em Brasília, no dia 20 de dezembro de 2023, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, entregou ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro exemplar da revista “A Defesa”. A cerimônia de entrega aconteceu durante um evento de apresentação dos oficiais-generais promovidos no Clube da Aeronáutica.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Principais Realizações do Ministério da Defesa em 2023

A revista “A Defesa” compila um balanço das atividades realizadas pelo Ministério da Defesa ao longo de 2023, destacando:

  • Repatriação de brasileiros de áreas de conflito no Oriente Médio.
  • Parceria entre os Ministérios da Defesa e da Educação para estabelecer uma unidade do ITA no Ceará, a primeira no Nordeste.
  • Realização das operações Ágata para proteger as fronteiras brasileiras, resultando em R$ 328 milhões em apreensões de drogas e materiais ilícitos.
  • Aumento de 122% nas exportações de produtos de defesa, alcançando R$ 1,44 bilhão.

Prestação de Contas à Sociedade

A publicação serve como uma prestação de contas à sociedade brasileira, ilustrando as ações da Defesa e das Forças Armadas. O Ministro José Mucio salienta a ampliação da participação e relevância internacional do Brasil sob a liderança do presidente Lula, enfatizando também o compromisso com a redução das desigualdades sociais.

Editorias da Revista

Distribuída em 80 páginas, a revista abrange sete editorias:

  1. Defesa
  2. Segurança
  3. Meio Ambiente
  4. Educação e Cultura
  5. Esporte e Cidadania
  6. Desenvolvimento Nacional, Saúde e Apoio à Sociedade
  7. Ciência e Tecnologia

Além disso, um encarte especial foca na “Proteção dos Yanomami”, destacando o trabalho das Forças Armadas com os indígenas no Norte do Brasil.

Importância do Documento

Esta publicação é um importante recurso informativo que evidencia o papel vital do Ministério da Defesa e das Forças Armadas no apoio ao desenvolvimento nacional, na garantia da segurança e no fortalecimento da posição do Brasil no cenário global.

Para conferir a versão digital da revista “A Defesa” clique aqui.
Para conferir a versão digital do encarte especial clique aqui.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).