Juiz de Fora (MG) – No dia 10 fevereiro, o 10º  Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (10º BIL Mth) realizou uma solenidade comemorativa ao 274º aniversário de sua criação. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, General de Brigada Júlio Cesar Belaguarda Nagy de Oliveira e contou com a presença do Coronel J. Nelson e Coronel Guerra, respectivamente, 49° e 40º Comandante da organização militar, autoridades civis, militares, familiares e eternos integrantes do Batalhão.
Na ocasião, foi realizada a entrega de Diplomas de “Amigo do Batalhão” e medalhas a personalidades que prestaram relevantes serviços ao Décimo de Montanha. Além da alusão e participação especial de eternos integrantes da turma de 93, que completaram 30 anos de sua incorporação.
Décimo de Montanha, 5ª organização militar mais antiga do Exército Brasileiro, berço de tradições, com legado de vitórias!

Fonte: 10º BIL Mth

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).