Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Escola Superior de Defesa (ESD) e a Universidade Católica de Brasília (UCB) assinaram, na manhã de sexta-feira (03), na UCB, um Memorando de Entendimento, formalizando uma importante pareceria entre as instituições, visando ao desenvolvimento de iniciativas de intercâmbio e cooperação acadêmica. Assinaram o Memorando o Comandante da ESD, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos; a Reitora Interina da UCB, Adriana Pelizzari; e o Pró-reitor de Administração da UCB, Weslley Rodrigues Sepulvida.

A cooperação permitirá a troca de experiências, informações acadêmicas, científicas, técnicas e culturais, incluindo trabalhos de pesquisa de comum interesse dos partícipes. Além disso, proporcionará a realização conjunta de conferências, seminários, fóruns, workshops, exposições, cursos e outras atividades correlatas. O acordo valerá por cinco anos, a partir da assinatura, e poderá ser prorrogado, caso haja interesse entre as partes.

Na ocasião, foi realizada uma apresentação sobre a UCB, com seu campus com cerca de 600 mil metros quadrados e mais de 160 laboratórios, seus cursos de graduação e pós- graduação, além dos diferenciais da instituição.

IMG_20230203_173824_653.jpg

De acordo com a Reitora Adriana, a UCB está em um momento de prospecção. “Temos 49 anos de atuação e buscamos o constante crescimento”. O Almirante Rohwer, ao celebrar a realização de mais um importante acordo para a ESD, ressaltou: “estamos plantando uma semente que dará bons frutos no futuro”.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).