Representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) estiveram reunidos, no dia 8 de novembro, com presidentes e representantes de companhias aéreas, concessionárias e associações. A reunião, realizada no Clube de Aeronáutica, no Rio de Janeiro (RJ), teve como objetivos a apresentação de projetos em andamento no DECEA e o estabelecimento de um canal de comunicação com todos os setores envolvidos com aviação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, destacou a importância da reunião. “É importante reunir os stakeholders da aviação no Brasil com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo capitaneando esta iniciativa. Sabemos o quanto a aviação vem sofrendo para recuperar os índices anteriores à pandemia do COVID-19, então é simbólico estarmos juntos, os relacionamentos se fortalecem pessoalmente”, ressaltou.

i21111112400507961No evento, também estiveram presentes a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), a Infraero, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea S.A., além de representantes da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), Associação Latino-Americana de Transporte Aéreo (ALTA), Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA), Junta dos Representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil (JURCAIB) e Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo (ABESATA).

“Este é um evento para aproximar companhias, associações e concessionárias. Uma oportunidade para atualizar as ações que vêm sendo empreendidas pelo DECEA. O grande objetivo é estarmos juntos e torcendo para a que a vacina alcance e imunize a população”, explicou o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini.

i21111112400304522Os projetos do DECEA foram apresentados pelo Chefe do Subdepartamento de Operações, Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel, que contou que a ideia é divulgar empreendimentos do DECEA, que têm relação com as companhias aéreas, concessionárias e associações.

Além dos projetos em andamento, o Oficial-General dissertou sobre a visão estratégica da Força Aérea Brasileira (FAB) e do DECEA, o Plano de Implementação ATM Nacional (PCA 351-3), e o Programa SIRIUS.

Ao final do evento, o Tenente-Brigadeiro Fiorentini se colocou à disposição para se reunir com empresas aéreas, concessionárias e associações. “Vamos atender de acordo com a disponibilidade, agradeço a presença da Infraero, ANAC, SAC e NAV Brasil, que junto com o DECEA, são órgãos de governo. Analisando a demanda empresarial, tentaremos fazer o melhor dentro da segurança, o melhor para a nossa população e para o nosso país”, concluiu.

Fotos: Fábio Maciel

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).