O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) aprovou, por meio da Portaria nº 439/DNOR, de 8 de setembro de 2022, a Diretriz do Comando da Aeronáutica (DCA) 351-6, com o objetivo de divulgar a Concepção Operacional sobre o Gerenciamento do Tráfego Não Tripulado (UTM) e orientar as ações ao cumprimento da estratégia para sua implementação no Brasil.

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O UTM, definido como um subsistema do Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM), visa gerenciar de forma segura, econômica e eficiente as operações do Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (Unmanned Aircraft System – UAS), com o fornecimento de facilidades e serviços colaborativos entre todos os elos envolvidos, bem como a integração entre seres humanos, informação, tecnologia, instalações e serviços apoiados por comunicações, navegação e vigilância aéreas, terrestres e espaciais.

A Divisão de Normas (DNOR) do Subdepartamento de Operações do DECEA, foi o setor responsável por essa publicação, e possui como incumbência elaborar e atualizar as legislações sobre os temas referentes ao controle do espaço aéreo, emitir pareceres acerca de emendas às publicações internacionais pertinentes, além de coordenar e divulgar as normatizações quando aprovadas pelo Órgão.

“O conhecimento da Diretriz faz com que os usuários e prestadores de serviço possam entender a visão, os conceitos e as capacidades que serão buscadas pelo DECEA no Gerenciamento do Tráfego de Aeronaves Não Tripuladas possibilitando à sociedade vislumbrar oportunidades de negócios e a manutenção do alto nível de desempenho da segurança operacional do espaço aéreo brasileiro”, destacou o Chefe da Divisão de Normas do SDOP, Coronel Aviador Diego Henrique de Brito.

A Diretriz pode ser acessada na íntegra, em Publicações DECEA, assim como as demais legislações que envolvem os drones e o tráfego aéreo brasileiro.

As normas são de fácil acesso, servindo não somente aos órgãos públicos e privados, mas, principalmente, aos cidadãos de todo o país.

O DECEA oferece aos usuários um canal direto para dúvidas e sugestões, por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão.

No ano de 2022, o DECEA contabilizou aproximadamente 310 mil voos solicitados por meio do Sistema para Solicitação de Acesso ao Espaço Aéreo Brasileiro por Aeronaves Não Tripuladas (SARPAS).

Com a evolução das tecnologias e aumento das demandas, a plataforma do SARPAS, criada em 2016, foi desativada e substituída pela sua nova geração: o SARPAS NG. https://sarpas.decea.mil.br

As informações são do DECEA.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).