Aula inaugural da linha de pesquisa de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais, proferida pelo Prof. Dr. Eurico de Lima Figueiredo

O Curso de Aperfeiçoamento Avançado de Oficiais do Corpo de Fuzileiros Navais (C-ApA-CFN/2022) deu início, em 24 de janeiro, à sua fase presencial nas instalações do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC). O C-ApA-CFN conta atualmente com a participação de 62 Oficiais-Alunos no posto de Primeiro-Tenente e Capitão-Tenente FN, QC-FN e AFN. Dentre os Oficiais-Alunos, destaca-se a presença de um Oficial da Argentina. O curso iniciou em junho de 2021, com uma fase de Ensino a Distância (EAD).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O C-ApA-CFN possui uma etapa profissional, com ênfase no planejamento de Operações Anfíbias, e uma etapa acadêmica, conduzida em parceria com Instituições de Ensino Superior nas linhas de pesquisa de Estratégia e Relações Internacionais; Gestão de Operações e Logística; e Desempenho Físico do Combatente.

Em 31 de janeiro, iniciou-se a etapa acadêmica das três linhas de pesquisa destacadas. As aulas da linha de pesquisa de Desempenho Físico do Combatente começaram presencialmente no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes. Nesse mesmo dia, também foram iniciadas as atividades acadêmicas na Universidade Federal Fluminense (UFF), na modalidade EAD, com a aula inaugural proferida pelo Professor Doutor Eurico de Lima Figueiredo, Professor Emérito da UFF, sobre Estudos Estratégicos e Relações Internacionais. Além disso, foi iniciado o curso de Gestão de Operações e Logística, conduzido pela Universidade Federal do Rio Grande.

dqwertykulszdfghgfdsirnjbhs
Aula inaugural da linha de pesquisa de Gestão de Operações e Logística

Pelo módulo profissional, os Oficiais-Alunos do C-ApA-CFN terão, além das atividades em sala de aula, exercícios no terreno a serem conduzidos em Seropédica, Macaé (RJ), Itajaí (SC), Manaus (AM) e Aracaju (SE).

Ao fim do curso, após 49 semanas de atividade, os participantes do C-ApA-CFN 2021/2022 farão jus às titulações do Aperfeiçoamento Avançado e do MBA relativo a sua linha de pesquisa, em nível de pós-graduação Lato Sensu.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).