A Força Aérea Brasileira (FAB), realizou, nesta sexta-feira (22/07), na Base Aérea de Brasília (BABR), a cerimônia militar alusiva aos 149 anos de nascimento do Marechal do Ar Alberto Santos-Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica brasileira, que é comemorado no dia 20 de julho. O evento foi marcado pela imposição da Medalha Mérito Santos-Dumont a 158 personalidades e pelo desfile das aeronaves F-5 M, A-1M, KC-390 Millenium, E-99, R-99 e C-99.

i2272217291706497

A solenidade foi presidida pelo Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e contou com a presença de Ministros de Estado; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, dos ex-Comandantes da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato e Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos; do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, representando o Comandante da Marinha do Brasil; do Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Valério Stumpf Trindade, representando o Comandante do Exército Brasileiro; de Oficiais-Generais membros do Almirantado, do Alto-Comando do Exército e do Alto-Comando da Aeronáutica de ontem e de hoje; dentre outras autoridades civis e militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião, o Ministro Paulo Sérgio Nogueira ressaltou o significado da data para o Brasil e para o mundo. “Devido a sua capacidade visionária, Santos-Dumont contribuiu para que a nossa aviação fosse reconhecida e respeitada internacionalmente dando ao Brasil elevado destaque. É imprescindível rememorar os feitos como os de Santos-Dumont, o qual foi imortalizado por antever o primordial papel do avião como meio de transporte que permite a integração, a união e a amizade entre os povos”, pontuou.

i2272215570705169

Por sua vez, o Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, destacou os feitos de Santos-Dumont e sua contribuição para o desenvolvimento da humanidade. “Por meio do lendário 14-BIS, Santos-Dumont mostrou para a humanidade o portal de um novo mundo. Se o homem, hoje, desfruta da possibilidade de cruzar oceanos em poucas horas; se os continentes se entrelaçam em uma diversidade de culturas, grande parcela de tal proeza deve-se ao espírito inventivo desse gênio brasileiro”, salientou.

Homenagens 

i2272215542604578Durante o evento, foi realizada a entrega da medalha Mérito Santos-Dumont, condecoração criada para homenagear civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, por destacados serviços prestados à FAB. Para o jornalista João Paulo Moralez, que já tem 17 anos de experiência no segmento de aviação e na cobertura de eventos e operações militares, receber a comenda que carrega o nome do Pai da Aviação é motivo de orgulho. “Um brasileiro inventor, que transformou a humanidade e criou uma das mais importantes invenções do século XX, é algo muito especial. É uma medalha que, com certeza, carrega um significado para todos nós brasileiros”, declarou.

i2272215572305689A Sargento Danielle Cristina de Souza, que completou 19 anos de serviço na FAB, disse que ganhar a medalha foi um dos melhores presentes que já recebeu. “São 19 anos na Força Aérea Brasileira. Então, para mim, foi uma satisfação receber essa medalha”, comemorou.

O Coronel Anderson Soares do Carmo, do Exército Brasileiro, que também foi um dos agraciados, parabenizou a FAB e agradeceu pelo reconhecimento. ”Eu me sinto muito orgulhoso de estar sendo homenageado com essa medalha, principalmente pela memória do Pai da Aviação, Santos-Dumont, que nos orgulha. Um brasileiro que levou a aviação e criou o avião para o mundo”, afirmou.

Conforme o empresário Renato Souza Borges de Oliveira, Santos-Dumont foi um grande inventor e idealizador brasileiro. “Ele representa isso tudo: Uma pessoa de grandes capacidades e acima de tudo visão, coração e apoio ao próximo”, descreveu.

i2272215542503804De acordo com o Adido de Defesa e Aeronáutica da Argentina, Coronel Aviador Enzo Claudio Bressano, a cerimônia simboliza uma herança deixada por Santos-Dumont.  “Me sinto muito honrado por ter recebido a comenda e fazer parte de um grupo tão seleto que é a Força Aérea do Brasil. Fico feliz por ter sido escolhido para ser homenageado nessa cerimônia tão significativa”, disse.

Honrado, o Capitão de Mar e Guerra Ricardo Augusto Correa Netto, enalteceu o trabalho desempenhado pela FAB. “É uma honra imensa colocar no peito uma medalha tão importante. Parabéns à Força Aérea Brasileira pelo trabalho brilhante e parabéns ao Alberto Santos Dumont”, finalizou.  i2272215545408849

No evento também foram disponibilizadas para exposição uma réplica da aeronave Demoiselle (criado em 1907 e considerado, na época, o melhor e o menor avião já desenvolvido pelo Pai da Aviação, além de ser o mais barato), e uma réplica do F-39 Gripen (incorporado recentemente à aviação de caça brasileira como principal vetor da defesa aérea do país), representando o passado e o presente. E, durante a cerimônia, houve o desfile de militares e das aeronaves F-5 M, A-1 M, KC 390 Millenium, E-99, R-99 e C-99.

Fotos: Sargento Bianca Viol, Sargento Viegas e Sargento Müller Marin / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).