Na manhã de 07 de novembro, os alunos do prestigiado Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED) tiveram a oportunidade de expandir seus horizontes com uma palestra ministrada pelo General de Exército Anísio David de Oliveira Junior. O Chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro abordou temas fundamentais sobre o Sistema de Engenharia do Exército, enfatizando o papel crucial que as obras realizadas pela força terrestre desempenham em todo o território nacional.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Engenharia e Defesa: Pilares do Desenvolvimento Nacional

O General David destacou a interconexão entre o Departamento de Engenharia e Construção e os pilares da Segurança, Desenvolvimento e Defesa do país. Essa relação é um reflexo direto nas diretrizes dos Projetos Pedagógicos da Escola Superior de Defesa, demonstrando a importância da engenharia militar não apenas em tempos de conflito, mas como uma força propulsora do progresso nacional.

Uma Convergência de Lideranças

O evento contou com a presença de ilustres figuras do cenário de defesa e educação militar, incluindo o General de Exército Francisco Carlos Machado Silva, Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas; o Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, Comandante e Reitor da Escola Superior de Defesa; e o Embaixador George Torquato Firmeza, representando o Ministério das Relações Exteriores. A diversidade de perspectivas enriqueceu o debate e a troca de conhecimentos.

Compromisso Verde: Um Legado Sustentável

Snapinsta.app 399357623 355467436994703 8974387006415461316 n 1080

Após a palestra, em um gesto simbólico e de comprometimento com o meio ambiente, o Gen Ex David e o Major-Brigadeiro Codinhoto realizaram o plantio de uma árvore. Essa ação faz parte da iniciativa “Uma árvore para cada Soldado”, lançada pelo Comandante do Exército, que visa não apenas a preservação ambiental, mas também a conscientização sobre a importância da sustentabilidade dentro das forças armadas. A campanha ambiental nacional reflete o histórico compromisso do Exército com a proteção do meio ambiente e tem como meta o plantio de uma árvore para cada um dos 213 mil militares do Exército, espalhados por todas as regiões do Brasil.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).