Banda em apresentação na Regata Bicentenário da Independência

Para celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil, o Comando do 5º Distrito Naval, por meio da Capitania dos Portos de Santa Catarina e em conjunto com a Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande (GptFNRG), realizou, no período entre 18 e 22 de maio, diversos eventos musicais em Florianópolis (SC).

No dia 18, o conjunto musical com formação reduzida (Fuzipampa), realizou uma apresentação no Centro de Pesquisas Oncológicas, emocionando os usuários que circulavam pela recepção e corredores do hospital. Ao final, algumas pessoas se dirigiram aos músicos para agradecer a tarde musical.

Já no dia 22, pela manhã, a apresentação ocorreu na Federação de Remo do Estado de Santa Catarina, durante a II Etapa do Campeonato Estadual que, por ocasião das comemorações, recebeu o nome de “Regata Bicentenário da Independência do Brasil”. Além de resgatar a antiga tradição de contar com uma apresentação de Banda do Com5ºDN, a regata também incluiu uma competição de escaleres compostos por alunos dos cursos de formação da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

foto 2 banda do gptfnrg
Banda do GptFNRG durante apresentação musical alusivo aos 200 anos da Independência em Florianópolis

Também no dia 22, a Banda encerrou com chave de ouro sua passagem pela cidade com uma apresentação especial no Beiramar Shopping. A performance, com mais de uma hora de duração, incluiu um repertório animado e diversificado, que agradou ao público que se aglomerou no saguão principal do estabelecimento.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).