Tecnologias desenvolvidas pela IACIT contribuem com avanços na Meteorologia

Google News

A Semana da Meteorologia IACIT termina destacando a contribuição da empresa para os avanços da Meteorologia no Brasil. Desde 2008, a IACIT desenvolve produtos e soluções tecnológicas para atender às crescentes demandas civis e militares neste setor.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

“A empresa investe muito em pesquisa e desenvolvimento de produtos e soluções tecnológicas no estado da arte”, afirma o meteorologista Cristiano Wickboldt Eichholz, analista GIS da IACIT.

Os resultados desses investimentos já estão sendo reconhecidos internacionalmente, com a projeção da IACIT no mercado global. Entre os produtos meteorológicos que ganham destaque no portfólio da empresa, destacam-se o RMT 0200, um radar meteorológico banda S de dupla polarização em estado sólido; e o Sistema WEBRADAR.

O RMT 0200 é considerado um dos radares mais modernos e eficientes do mundo. Sua tecnologia em estado sólido gera maior flexibilidade e capacidade logística, baixo custo operacional e maior segurança para os operadores e para o meio ambiente.

Já o WEBRADAR permite a integração de informações geradas por radares, satélites, sensores, estações meteorológicas e outras redes, contribuindo para elevar a qualidade das atividades operacionais de Meteorologia. Atualmente, a IACIT desenvolve o WEBRADAR para o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), contribuindo para maior segurança e eficiência dos voos.

“Estamos em permanente atualização, pesquisando e estudando os mais recentes artigos científicos. Depois traduzimos todo esse conhecimento em aplicações que possam atender as necessidades específicas do nosso cliente”, disse o analista da IACIT.blankO meteorologista Cristiano Wickboldt Eichholz, analista GIS da IACIT

Com pós-doutorado em Meteorologia, Cristiano teve uma forte vivência nos ambientes acadêmico e de pesquisa antes de chegar à empresa, no início de 2021. “Cada meteorologista tem um perfil, uns gostam mais de pesquisa, outros de meteorologia operacional, ou do desenvolvimento de algoritmos e modelos meteorológicos. Todos esses trabalhos são importantes para a sociedade.”

Na avaliação de Cristiano, poucas pessoas compreendem a crucial importância desta Ciência para as várias áreas das atividades humanas.

A mais nova meteorologista da IACIT, Raniele Pinheiro, concorda com Cristiano. “No início da graduação tinha o pensamento igual ao da grande parte da população, que a Meteorologia é apenas a previsão do tempo. A maioria não percebe quanto esta ciência afeta o nosso dia a dia, seja em uma viagem de avião, ou no planejamento de plantio e colheita do que compramos nas feiras e supermercados.”

Raniele está na empresa há oito meses. “Aqui eu tenho a oportunidade de aplicar os conhecimentos que eu adquiri ao longo da graduação e de aprender ainda mais, com outros colegas meteorologistas e com profissionais de outros setores. Embora no dia a dia trabalhemos em conjunto, vejo neles tutores, e tento absorver as experiências que tiveram na área. É um aprendizado constante”, disse Raniele.
 

blank
A meteorologista Raniele Pinheiro, analista da IACIT

A Semana da Meteorologia IACIT teve como objetivo difundir a importância da meteorologia e como os avanços tecnológicos nesta área impactam as atividades humanas e ajudam a proteger vidas. A primeira matéria da série apresentou dados da OMM (Organização Meteorológica Mundial) e a evolução histórica desta ciência; a segunda abordou os avanços e desafios do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), e a terceira o trabalho do Cimaer (Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica).

Fonte: Portal BIDS